JDT Seguros
a

Simples tratores se transformaram em super máquinas

por | ago 5, 2022

Gestão de Risco

JDT Seguros fala sobre como a tecnologia mudou a realidade dos equipamentos agrícolas e dos seus seguros, com coberturas mais abrangentes e adequadas.

Assim como os veículos automotores estão cada vez mais conectados, se tornando verdadeiros computadores sobre rodas, o avanço tecnológico é ainda maior nas máquinas agrícolas. Das primeiras unidades produzidas no Brasil, nos anos de 1960, hoje o que se vê são tratores cada vez mais modernos, conectados, eletrificados e até autônomos.

Eles se tornaram ferramentas de coletas de dados que, se bem usados, proporcionam uma tomada de decisão mais assertiva e melhoria na produtividade, já que os tratores estão presentes em todo o ciclo produtivo no campo, gerando assim uma grande quantidade de informações.

Olhando para trás, a John Deere – parceira da JDT Seguros – foi quem marcou a era das máquinas que mudariam a forma do agricultor lidar com a terra. Em 1918, ao adquirir a Waterloo Gasoline Engine, em Waterloo, nos Estados Unidos, a empresa lançou o seu primeiro trator que revolucionou a forma de produzir no campo no mundo inteiro. Outro marco foi o modelo John Deere 730, de 1958, movido a diesel. Na época, ele ficou associado à alta tecnologia no campo.

CONECTADOS

As novas tecnologias nos equipamentos permitem uma série de benefícios aos agricultores, entre eles, sincronizar as atividades no campo, controlar a emissão de poluentes e reduzir erros nas operações. A mais recente novidade da John Deere foi o lançamento da SESAME 2 – Sustainable Energy Supply for Agricultural Machinery 2, uma máquina agrícola autônoma e totalmente elétrica, que não emite gases nocivos na atmosfera e também pode ser operada de forma manual.

“Em tempos em que as mudanças climáticas nunca ficaram tão em voga, quanto mais sustentáveis forem as práticas no campo, melhor será para o nosso planeta e para todos nós. E o que temos visto é cada vez mais tecnologia nas máquinas agrícolas, o que as tornam mais eficientes e facilitam o dia a dia do homem do campo”, diz Juliana Tiede, CEO da JDT Seguros.

PROTEÇÃO

Independentemente da tecnologia das máquinas agrícolas, todas podem ser seguradas por apólices oferecidas pelo setor no Brasil. “Os seguros para equipamentos agrícolas cobrem a própria máquina, em casos de furto e roubo, colisão, capotamento e acidentes de origem climática, como chuva de granizo. E também responsabilidade civil ou danos materiais e corporais causados a terceiros. Na JDT, nós temos uma consultoria especializada para oferecer as melhores alternativas para o seu risco”, conclui Juliana.

Por Categoria

Mais Lidas

Faça seu Seguro Aqui